Apps, Tech

YouTube anuncia novo visual e atualizações de design com foco imersivo

2 min de leitura

O YouTube anunciou nesta segunda-feira, 24/10, uma série de mudanças visuais para a sua plataforma com o foco em tornar a experiência do usuário mais imersiva. De acordo com o post no blog da empresa, a intenção de ter um visual “menos poluído” foi motivada pelo aniversário de 17 anos desde o primeiro vídeo publicado na plataforma.

As novidades já começaram a ser liberadas hoje. Confira:

Foto: Divulgação/YouTube

Modo Ambiente (Ambient Mode)

Uma das novidades é o novo modo ambiente (“ambient mode”), efeito visual que replica as cores contidas no conteúdo de um vídeo em toda a interface. Algo semelhante ao que já faz o Spotify no layout dos canais de podcast.

De acordo com o YouTube, a luz emitida pela tela de um dispositivo em ambientes escuros inspirou a criação desse novo recurso.

Foto: Reprodução/YouTube

 

O tema escuro do YouTube agora usa tons ainda mais escuros. E quando ativado, permitirá o uso do modo ambiente tanto na web (desktop) quanto em smart TV’s e dispositivos móveis.

Visual mais minimalista

Seguindo uma tendência minimalista (algo que adotei também em meu site), uma boa parte dos botões já existentes (curtir, inscrever, etc) ganharam um visual “mais limpo”.

As playlists agora apresentam mais informações e também utilizam o novo recurso ambient mode. Os links nas descrições dos vídeos serão alterados para botões, e as ações frequentes, como curtir, compartilhar e baixar, agora são formatadas para minimizar a distração. Algo que torna tudo mais pós-moderno e mais agradável de se ver.

Foto: Reprodução/YouTube

Busca precisa (precise seeking)

Outra novidade é a “busca precisa” (do inglês, precise seeking), ferramenta que será muito útil para encontrar um momento específico de um vídeo com a ajuda de miniaturas que aparecem na tela conforme se navega pela linha do tempo. Diga-se de passagem, esse recurso já está presente em alguns players de vídeo no mercado e, com certeza, tornará a pesquisa mais fácil também “dentro do conteúdo”.

Crédito: Reprodução/YouTube

De acordo com o YouTube, essas novidades já foram testadas pelos usuários e serão disponibilizadas aos poucos para todos nas próximas semanas. Achei muito bom, e você?


Faça parte da Lista VIP

Histórias, insights e recursos criativos para desenvolver pessoas e negócios.

Posts Relacionados